quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Após reunião, ANTT se compromete a vistoriar ferrovia de MS


Minha reunião com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, ontem (12), em Brasília, foi muito produtiva.

A Agência vai fazer uma vistoria no trecho da ferrovia que liga Miranda e Corumbá e promover, no final de setembro, uma reunião em Corumbá, com lideranças políticas da região e dirigentes da América Latina Logística-ALL, para apresentar um plano de ações que visa aumentar a eficiência da ferrovia, tanto na manutenção quanto no uso dos trilhos.

Gostei muito das providências definidas na reunião com Figueiredo e o senador Delcídio do Amaral, que foi junto comigo.

Solicitei a reunião para levar ao conhecimento da ANTT o estado de má conservação em que se encontra a malha ferroviária administrada pela ALL. O agendamento desta reunião e da vistoria da ferrovia demonstra a boa vontade da agência em resolver o problema.

É fundamental que a ANTT, responsável pela fiscalização, possa agir no sentido de que a ALL, detentora do direito de exploração do ramal, possa efetivamente cumprir a sua obrigação, ou então, se não cumprir, que saia e dê lugar à outra empresa que faça isso . A ferrovia é um patrimônio da União, que não pode continuar sendo dilapidado.

De acordo com Bernardo Figueiredo, no trabalho técnico a ser realizado pela ANTT serão levantados o potencial do transporte da região de Corumbá e definidas as ações necessárias para recuperar a ferrovia, visando a prestação de um serviço público de qualidade. O diretor falou também da possibilidade de parcerias público-privadas. “A região tem um volume de carga e uma necessidade de transporte que viabiliza a atração de investidores privados, fora da concessão, para ajudar nesse resgate”, afirmou.
Com essa disposição da ANTT, abre-se um caminho para resolver o problema do sucateamento da ferrovia. Pela primeira vez estou vendo uma atitude concreta da ANTT no sentido de dar uma solução ao abandono da ferrovia. Saí otimista da reunião, até porque caminhamos para uma proposta concreta de recuperação definitiva.

Nenhum comentário: