Interessante matéria publicada na Folha de S. Paulo revela que partir, triturar ou ingerir os remédios com alguns alimentos pode potencializar ou reduzir seus efeitos.
Na matéria, farmacêuticos alertam para os maus hábitos relacionados à forma como os medicamentos são ingeridos. Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir o conteúdo de cápsulas para facilitar a deglutição.
Segundo a publicação, uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago e se o conteúdo da membrana é retirado ele pode perder o efeito. Outro problema desse procedimento é acelerar a absorção dos princípios ativos pelo organismo.
Como cada comprimido é planejado para ter um tempo de atividade e assimilação no corpo, a quebra de um revestimento, por exemplo, pode desregular esses mecanismos. O mais indicado, caso seja difícil ingerir o remédio inteiro, é procurar outras formas de apresentação, como gotas ou xaropes. Quebrar o comprimido ao meio também não é indicado.
Alguns especialistas acreditam que os princípios ativos da droga não estejam distribuídos igualmente por todo o produto, ainda que sejam feitos testes de uniformidade durante a produção. É sempre bom ficar atento ao consumo de remédios, mesmo quando são receitados por médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário