sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Obras de elevatória de esgoto em Corumbá estão mais de 80% executadas

As obras da Sanesul para construção de uma estação elevatória de esgoto (EEE) em Corumbá já estão 81% executadas. A elevatória Manoel Cavassa terá capacidade para bombear 140 metros cúbicos de esgoto por hora.

A elevatória está sendo construída com recursos financiados pela Caixa, por meio do programa Saneamento para Todos. Já foram executadas toda a concretagem e tubulações (hidráulicas, elétricas e lógicas). Resta executar a urbanização do entorno, instalação dos equipamentos e construção do quadro de comando.

Estão sendo adquiridos dois conjuntos moto-bomba, quadro de comando com inversor de freqüência e grupo gerador para equipar e ativar a estação elevatória. O investimento é de R$ 381 mil, de recursos próprios, para fornecimento, transporte e instalação.

A elevatória irá receber o esgoto coletado de grande parte da cidade e enviá-lo para tratamento, a fim de que os dejetos sejam despejados no corpo receptor sem prejudicar o meio ambiente. A EEE será interligada à estação de tratamento de esgoto (ETE) Olaria, que está inserida nas obras do sistema de esgotamento sanitário em andamento e com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A construção da elevatória faz parte das obras para ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Corumbá no valor de R$ 1.225.630. Além da elevatória, o investimento abrange a implantação de 4.670 metros de rede coletora e de interceptor de esgoto sanitário, 400 metros de linha de recalque e 231 ligações domiciliares, beneficiando diretamente quase mil pessoas.

Os moradores beneficiados contam, ainda, com a realização de trabalho social, com visitas domiciliares e distribuição de material pedagógico, a fim de conscientizar essa população sobre a importância de se ligar à rede de esgoto. Corumbá está caminhando para o futuro, graças a ação de sua população de de gente compromissada com o desenvolvimento da cidade.

Nenhum comentário: