domingo, 16 de agosto de 2009

Procon disponibiliza serviço de bloqueio de telemarketing

Sabemos que o serviço de telemarketing é o campeão de reclamações dos consumidores, com ligações intermináveis, gravações e esperas que não resolvem o problema dos usuários. Sem contar quando somos “importunados” por serviços de telemarketing, que “vão estar nos oferecendo” produtos para comprar.

Para dar fim a estes e outros problemas, o Procon de Mato Grosso do Sul disponibiliza para os consumidores um serviço de bloqueio de telemarketing, chamado: “Não Importune”.

O programa bloqueia ligações com ofertas de produtos e serviços. Em apenas um mês de funcionamento o serviço já possui1.547 consumidores cadastrados. De acordo com a proposta do programa, após 30 dias do cadastramento, as empresas não poderão mais ligar para o consumidor sob pena de multa de R$ 10 mil por ligação.

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do Brasil a disponibilizar o serviço, proveniente da Lei 3.641, de 04 de fevereiro deste ano. Até agora, somente Mato Grosso do Sul e São Paulo implantaram o bloqueio de telemarketing. O bloqueio será realizado para contatos que representem uma relação de consumo, excluindo-se as entidades filantrópicas.

O cadastro do consumidor no “Não Importune” bloqueia automaticamente todas as empresas. Poderão ser cadastrados mais um telefone fixo ou celular, sem um limite máximo estipulado.

Para ter acesso aos números bloqueados pelo serviço, as empresas também se cadastram no “Não Importune”, mas em link diferente. O Procon define se será fornecida uma senha de acesso para as empresas, que poderão visualizar apenas os telefones bloqueados, sendo vetado o acesso às demais informações cadastradas.

O “Não Importune” está acessível preferencialmente através do site do Procon/MS, mas o consumidor também pode utilizar o telefone 151 ou na sede do Procon, localizada rua 13 de Junho, 930, esquina com Rua Maracaju, na Capital.

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