quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Integração dos Procons municipais beneficia consumidor sul-mato-grossense

Como fiel defensor dos direitos consumeristas, comemoro a integração do Procon de Corumbá ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Com a implantação do sistema, as reclamações dos consumidores da Cidade Branca terão mais respaldo, pois serão somadas às contidas no cadastro estadual, que integra o rancking nacional das empresas com mais reclamações do País. Quem sai ganhando com isso, é claro, é o consumidor, que é justamente quem mais precisa de proteção nas relações de consumo, frente à grandeza dos grandes fornecedores.

Anastácio, Paranaíba, Três Lagoas, Dourados, Naviraí, Bela Vista, Maracaju, Coxim, São Gabriel do Oeste e Nova Andradina já aderiram ao Sindec. Os municípios de Cassilândia, Jardim e Aquidauana serão os próximos a se integrarem ao sistema.

Esse registro é uma importante ferramenta para os consumidores no momento da escolha de fornecedores e está disponível para consulta no endereço eletrônico http://www.mj.gov.br/dpdc . Salientando, que o cadastro é publicado anualmente em 11 de setembro, Dia do Consumidor, em todos os sites do Procon do País.

Atenção para uma outra vantagem para o consumidor de Mato Grosso do Sul: poder acompanhar o andamento do processo, gerado por reclamação, pelo site do Procon estadual acessando o endereço eletrônico http://www.procon.ms.gov.br, digitando os números do processo administrativo (SA) e do CPF do reclamante.

Nenhum comentário: