segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jovens são as principais vítimas de violência no Brasil

Todos sabem que a situação da juventude brasileira é um dos problemas sociais que mais chamam minha atenção. Neste contexto, semana passada, a divulgação de alguns dados reforçaram meu estado de alerta quanto a situação das violência enfrentada pelos jovens brasileiros.

Explico: durante uma audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência Urbana, na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 23, o diretor de pesquisas do instituto Sangari, Júlio Jacobo Waiselfisz, declarou que os jovens brasileiros de 15 a 24 anos são as principais vítimas da violência no País. Segundo o diretor, uma das razões para que os jovens sejam vítimas e protagonistas da violência é a ausência de políticas para essa faixa etária.

A declaração foi embasada em números contidos no Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008, pesquisa desenvolvida pelo Instituto Sangari, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Justiça. São números que assustam: com referência aos anos de 2002 a 2006, a cidade de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, é considerada a cidade proporcionalmente mais violenta em comparação aos outros municípios do país, com a maior taxa média de homicídios, 107 para cada 100 mil habitantes.

Já na capital do estado, Campo Grande, da média de 214 homicídios ocorridos entre 2004 e 2006, em 83 as vítimas eram jovens entre 15 e 24 anos. São dados que puxam a atenção para o que vem causando estes números tão tristes.

Concordo com o pesquisador quando ele afirma que a falta de políticas públicas direcionadas à juventude podem conter tais episódios com a juventude. Foi neste sentido que, em março deste ano, propus um Projeto de Resolução que criou, no âmbito da Assem legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, também denominada Frente Parlamentar da Juventude.

Esta Frente tem como finalidade propor, discutir, fiscalizar e acompanhar a execução de políticas públicas de juventude desenvolvidas pelos governos estadual e federal, para as pessoas com idade entre quinze e vinte e nove anos. Já em vigor, a Frente Parlamentar da Juventude já vem desenvolvendo ações que discutem essas políticas públicas necessárias à juventude. É um trabalho em conjunto sobre o qual todos podem e devem opinar.

Para saberem mais sobre a Resolução que criou a Frente, acessem o link: http://www.pauloduarte.com.br/site.php?p=projetos&c=2&id=108

Nenhum comentário: