quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É hoje: um dia sem sacolas plásticas!!


Bom pessoal... hoje é o GRANDE DIA – neste 15 de outubro teremos o DIA SEM SACOLA PLÁSTICA!! Conto com o apoio de vocês para adesão a esta iniciativa tão importante lançada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) dentro da campanha intitulada “Saco é um Saco”. Hoje (15) é comemorado o Dia do Consumidor Consciente e para marcar a data o ministério lançou o desafio de um dia sem sacola plástica.

A ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data, adotando uma sacola retornável ou outra alternativa.

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial nesta mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países, contribuindo para o Processo de Marrakech, do qual o Brasil faz parte desde 2007 representado pelo Ministério do Meio Ambiente.

A comemoração ainda será marcada pelo lançamento da estratégia de internet da campanha Saco é um Saco, com a apresentação do hotsite www.sacoeumsaco.com.br e das ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

Apesar de prática, quando aceitamos uma sacola na locadora, na farmácia ou na padaria, não temos noção que anualmente 500 bilhões delas são descartadas inadequadamente no meio ambiente mundial, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas.

No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Com uma conta rápida chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem ser poupados em um único dia de consumo consciente. Participe desse desafio e ajude a diminuir o impacto ambiental causado pelas sacolinhas.

Nenhum comentário: