terça-feira, 10 de novembro de 2009

Precisamos de campanhas educativas para os motociclistas

Boa tarde amigos! Quero aqui abordar um assunto relevante: a violência no trânsito – principalmente em Campo Grande, onde dezenas de pessoas (na maioria motociclistas) morrem vítimas de acidentes de trânsito todos os anos.

Não podemos negar que o trânsito na Capital é muito violento e os que mais sofrem com os acidentes são os motociclistas, que ficam expostos a lesões graves em qualquer acidente de pequena monta.

Acredito que o principal problema do aumento da violência no trânsito é a falta de campanhas educativas mais fortes, mais incisivas direcionadas exatamente aos motociclistas, que são as principais vítimas. É claro que campanhas educativas existem, aos montes. Mas elas são mais voltadas aos motoristas de veículos e não aos motociclistas. Esse é o X da questão: simplesmente não vemos campanha para motociclistas. E porque? Se grande parte dos acidentes graves e até com mortes sempre tem um motociclista envolvido?

É preciso mudar a metodologia dessas campanhas educativas, que não estão atingindo o alvo principal da ação. Vamos conscientizar os motociclistas – essa atitude já faria uma grande diferença. E eu estou falando de campanhas e não de blitz. As blitze até acontecem com freqüência em vários pontos da cidade, mas somente a repressão não basta é preciso educar o motociclista por meio de campanhas educativas e não repressivas e de fiscalização.

Enquanto isso... vemos uma enxurrada de multas, que só fazem aumentar a arrecadação do governo e do município, mas as ruas continuam esburacadas, sem sinalização e o problema dos acidentes não é resolvido. Campanha educativa para os motociclistas já!!!

Nenhum comentário: