segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Enquete no blog: maioria é contra o Toque de Recolher

Como vocês puderam notar fiz uma enquete em meu blog para saber a opinião de todos sobre o tão polêmico “Toque de Recolher”. Como já tinha previsto, a maioria dos votantes se mostrou contrário à medida. No total 61 pessoas votaram contra o Toque de Recolher, o que representa 71% dos votos. E ainda 24 pessoas votaram a favor do Toque de Recolher, um percentual de 28% de aceitação.

Este dado representa muito bem a realidade atual. A maioria é contra a imposição de horário para que crianças e adolescentes possam sair de casa, mas mesmo assim muitos são favoráveis à iniciativa como forma de conter a violência entre os jovens. Na verdade a questão é muito delicada e deve ser amplamente debatida, antes de qualquer imposição por parte do Poder Judiciário, como ocorreu em algumas cidades do interior do Estado. Agradeço a todos pela participação na enquete!! Vocês me ajudaram muito na colheita de dados sobre o assunto!!!

Recebi vários comentários sobre o assunto... uns a favor e outros contrários. É essa troca de idéias que enriquece ainda mais o debate e é isso que me motiva ainda mais a discutir o tema amplamente com toda a sociedade. O jornalista Luca Maribondo, por exemplo defendeu que “o Toque de Recolher é uma atitude fascista”. Assim como Marcos Benitez, que caracterizou a medida como uma imposição inconstitucional e disse: “os valores devem ser resgatados no seio familiar, não ao toque de recolher”. Já Renato Augusto, visitou meu blog defendeu a medida, questionando a idoneidade do autor da ação contra o Toque de Recolher no Conselho Nacional de Justiça.

Todos os comentários e pontos de vistas são válidos e devem ser respeitados abertamente. Defendo aqui um debate coeso sobre o assunto, para que o melhor para a sociedade seja escolhido pela própria sociedade e não por mera imposição legal.

2 comentários:

Marcos Benitez disse...

Que bacana deputado. Quanto a idoneidade do autor da ação no CNJ, pesquisei um pouco e fiquei boquiaberto. Parabéns pelo blog e pela postura ao falar sobre um assunto tão delicado e que interessa a todos nós.

Paulo Duarte disse...

Obrigado Marcos pelo apoio!! Acredito que a idoneidade do autor da ação não retira a legitimidade da questão em si. O debate amplo e sério sobre o assunto é a melhor saída!