quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MS é o 3º Estado com maior concentração de terras nas mãos de estrangeiros

Fiquei estarrecido ao ler a edição de ontem (15) do jornal Folha de S. Paulo. Na página A4 puder ler uma matéria que trata da restrição que o Governo Federal quer impor para limitar a aquisição de terras por estrangeiros na Amazônia.

Inicialmente, o título da matéria não remete em nada ao Mato Grosso do Sul, mas um dado apontado timidamente em mais um dos famosos infográficos da Folha, chama a atenção.

Mato Grosso do Sul aparece em 3º lugar na lista dos Estados com maior concentração de terras nas mãos de estrangeiros. Segundo os dados da Folha de S. Paulo, MS possui 778 imóveis rurais, o equivalente a 487.599 hectares que pertencem a estrangeiros.

Este dado preocupa e muito. Ainda mais se levarmos em consideração as riquezas naturais que o nosso Estado possui, como minérios, o Aquífero Guarani, o Pantanal. A concentração de terras nas mãos de estrangeiros é algo extremamente perigoso para Mato Grosso do Sul. Principalmente porque não há como ter controle sobre o que eles estão fazendo com estas terras. Pensando nisso vou protocolar esta semana na Assembleia um requerimento solicitando informações do Governo do Estado e dos órgãos competentes, para sabermos que medidas podem ser tomadas para que essa situação seja devidamente fiscalizada.

Quero deixar claro que isso nada tem a ver com xenofobia. Reconheço a importância dos estrangeiros para o progresso de nosso país e sei que atualmente vivemos numa economia global, onde o mundo está cada vez mais interligado. Mas temos que ter cuidado e proteger as nossas riquezas.

Deixo aqui o alerta!! Estamos de olho...

Nenhum comentário: