quinta-feira, 30 de julho de 2009

Corumbá vai integrar Conselho do Ministério da Pesca

A segunda Oficina de Governança e Planejamento do Setor de Aquicultura e Pesca – Território Pantanal Sul teve início na tarde de ontem, em Corumbá. O objetivo é debater a criação de 176 áreas para implementação de programas e ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), chamadas de Territórios da Pesca. A Oficina acontece no Bloco H do Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trata-se de um importante fórum de debate área este tema tão importante para os sul-mato-grossenses.

A Prefeitura de Corumbá está representada pelo diretor-presidente da Fundação Terra Pantanal, Wilton Gomes Panovitch, e secretária Executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová. O evento é realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e Fundação Cândido Rondon (FCR).

Em Mato Grosso do Sul, o Ministério identificou três territórios de pesca: Grande Dourados; Região da Reforma e Pantanal Sul. Corumbá integra o território do Pantanal Sul ao lado das cidades de Aquidauana; Miranda; Ladário; Porto Murtinho; Coxim e Bonito.

Na tarde de ontem, entraram em discussão questões relacionadas às ações da primeira oficina; lei da pesca; diagnóstico sobre poluição dos rios pelo lixo urbano e estatutos das colônias de pescadores profissionais. Pesquisadores da Embrapa Pantanal e representantes da Colônia Z1; Federação Estadual dos Pescadores e ECOA também acompanharam as discussões coordenadas pelo agrônomo do MPA em Mato Grosso do Sul, Adilson Nascimento dos Santos.

O diretor-presidente da Fundação Terra Pantanal, Wilton Gomes Panovitch, assume hoje, dia 30, como membro titular do Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Pantanal Sul. A secretária Executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová, também toma posse, mas como suplente. Ambos representam a Prefeitura de Corumbá.

Nenhum comentário: